Nada é mais frustrante do que estar pronto para sair, girar a chave e perceber que o carro não liga. Dificuldades na hora de dar a partida podem indicar problema na bateria do automóvel!
Responsável por fornecer a energia inicial necessária para o funcionamento do motor, a bateria pode falhar por diferentes razões, como desgaste, mau uso ou condições climáticas.
Neste artigo, vamos explorar os principais sinais de problemas na bateria, dicas para identificar a causa da falha e o que fazer para resolver o problema. Continue lendo para conferir!
Dificuldade na hora de dar partida? Como saber se o motivo é problema na bateria
Se o carro apresenta dificuldade na hora de dar partida, há uma considerável chance de o problema estar na bateria. Afinal, essa é a principal fonte de energia, o “coração” do veículo.
Se você suspeita que este seja o motivo, confira abaixo alguns sinais de que a bateria pode estar danificada:
Motor virando devagar
Um dos sinais de problema na bateria é quando você aciona o motor do automóvel e ele vira lentamente. O motivo é a falta de carga, que impede o equipamento de funcionar e dar a partida.
Falha no funcionamento do arranque
Se você deu partida e o arranque não virou, é possível que a culpada seja a bateria. Uma boa maneira de verificar é ligando os faróis e buzinando ao mesmo tempo. O funcionamento normal desses dois equipamentos depende do desempenho da bateria.
Luz da bateria
Se a luz da bateria, localizada no painel, estiver acesa, isso pode indicar problemas no equipamento.
Duração da bateria
Verifique há quanto tempo a bateria está em uso. Em média, as baterias duram de 2 a 4 anos. Se a sua estiver nessa faixa, pode ser a hora de trocá-la.
Problema na bateria do carro: o que fazer?
Se você suspeita que o problema está na bateria do carro, há algumas maneiras de resolver a situação. Confira abaixo:
Faça uma ligação direta
Também chamada de “chupeta”, a ligação direta é uma maneira de dar partida em um carro com problema na bateria.
Verifique se os cabos estão em boas condições, sem remendos ou emendas descascadas. Encontre alguém com um carro de amperagem igual ou superior à do seu automóvel para compartilhar a energia. Agora, siga os passos a seguir com cautela:
- Aproxime os dois carros, sem que eles se encostem, e desligue tudo que consuma energia nos veículos;
- Conecte o cabo de ligação direta às duas baterias, sem que as extremidades pretas e vermelhas entrem em contato;
- Ligue os cabos vermelhos aos polos positivos das duas baterias e os cabos pretos aos polos negativos;
- Dê a partida no outro carro, deixando-o em ponto morto por alguns minutos;
- Ligue o seu carro;
- Se tudo funcionar, retire os cabos das baterias. Os pretos devem, obrigatoriamente, ser retirados primeiro.
Empurre o carro
Outra maneira rápida de resolver o problema é empurrar o carro ladeira abaixo ou contar com a ajuda de pessoas ao redor para empurrá-lo em rua plana. Em ambos os casos, é preciso colocar o carro em ponto morto, acionar o contato e soltar o freio de mão.
Espere o automóvel atingir 10 km/h, pise na embreagem e engate a segunda marcha. Ao soltar a embreagem, a inércia fará o motor dar partida.
Substitua a bateria
Se a bateria já tem entre 2 a 4 anos ou não segura mais a carga, é provável que esteja no fim da vida útil. Nesse caso, a melhor solução é comprar uma nova. Verifique as especificações recomendadas no manual do carro, como a capacidade e o tipo de bateria.
Fale com um profissional
O ideal é levar o carro a um profissional, seja em uma oficina ou acionando o seu seguro. Afinal, um diagnóstico completo pode identificar problemas adicionais que talvez não estejam na bateria.
Se você está enfrentando problemas na bateria do seu carro, substitua-a por equipamentos de qualidade. Clique aqui para conferir os produtos da Brasil Baterias e encontrar as melhores baterias em Juiz de Fora.