Se você está enfrentando problemas com a bateria superaquecida, saiba que existem vários fatores que podem colaborar para este ocorrido. E, alguns desses fatores podem ser perigosos para o seu veículo.
No blog abaixo, você confere o que fazer quando sua bateria estiver superaquecida e as soluções para o problema e para evitar danos ao carro.
O que causa a bateria superaquecida?
O principal motivo do superaquecimento da bateria dos carros vem de problemas com o alternador, quando ele fornece mais energia que a bateria suporta. O alternador junto com a bateria são os dois grandes componentes que distribuem energia para todo o veículo.
Outros problemas podem levar ao superaquecimento da bateria, como o uso excessivo de componentes elétricos, como o ar-condicionado e o som.
Riscos do superaquecimento
A bateria dos veículos é selada. O ácido líquido dentro dela pode vir a ferver e evaporar, gerando um calor excessivo que pode fazer a bateria explodir, causando danos ao veículo e, até mesmo, ao dono. É importante ficar atento a alguns pontos para evitar problemas com a bateria.
- Bom uso da correia.
- Bom uso da mangueira e do radiador para não ocorrer vazamento.
- Uso de aditivos recomendados.
Momento de trocar a bateria
Muitas pessoas não sabem o momento exato de fazer a troca da bateria, deixando até quando aconteça algum problema para fazer essa troca. A vida útil de uma bateria é em média de três a cinco anos, mas é importante ficar de olho em alguns fatores.
- Dificuldade de dar partida no veículo.
- Surgimento de zinabre na bateria.
- Problemas nas luzes do veículo.
- Cheiro forte na bateria.
Após todas essas dicas, é só ficar de olho no estado da bateria do seu veículo. Não espere sua bateria apresentar problemas sérios! Fale com a Brasil Baterias agora e garanta uma substituição segura onde você estiver.